Guerinaud, Santin e Martins são os primeiros campeões paulistas de 2020

Paulista de F-Vee definiu os títulos da temporada 

A partir da esquerda: Martins, Guerinaud e Santin (F-Vee/Fernando Santos)

O Campeonato Paulista de Automobilismo de 2020 já tem seus primeiros campeões: Laurent Guerinaud, Augusto Santin e Wallace Martins conquistaram os títulos da F-Vee respectivamente nas categorias Geral, Máster e Júnior. A definição aconteceu no último fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, Interlagos e foi marcada por grandes disputas em um dos maiores grids da temporada nessa especialidade. A categoria escola considerada a mais acessível F-Vee volta a se apresentar no próximo fim de semana, dessa vez no traçado de 2.100 metros do Autódromo ECPA, em Piracicaba (SP).


Francês Guerinaud fez temporada de recuperação

Francês Laurent Guerinaud garantiu título na última etapa (F-Vee/Fernando Santos)

Em seu ano de estreia na F-Vee, o francês Laurent Guerinaud virou na última hora. Ele venceu a primeira bateria e chegou em segundo na outra para garantir o título com 260 pontos. O paraense Augusto Santin, que liderou boa parte da temporada, ficou com o vice-campeonato, com 250, seguido por Gerson Zarpelão Júnior, de São Carlos (SP), com 230.

“Desde a época em que competia no kart na França, quando era adolescente e ganhei dois títulos regionais, eu não sentia uma emoção tão grande”, afirmou Guerinaud, que antes de se mudar para o Brasil também disputou provas de Turismo na Europa, mas apenas no Brasil decidiu praticar o automobilismo de forma mais regular.

“Eu só comecei a competir em Interlagos na segunda etapa, então estive sempre correndo atrás na classificação. Mas consegui quatro vitórias, o maior número na temporada, e mantive uma boa regularidade para chegar ao título na última etapa. Foi fantástico!” completou Guerinaud.

Santin garante título inédito para o automobilismo paraense

Paraense Augusto Santin foi campeão na Máster e vice na Geral (F-Vee/Fernando Santos)

Em sua terceira temporada na F-Vee, o paraense Augusto Santin ficou com o título na Máster, para pilotos acima de 40 anos, em decisão apertada: ao longo do ano ele somou 296 pontos, apenas dois a mais que Laurent Guerinaud. O paulistano Saulo Soares foi o terceiro, com 248 pontos. Santin, conhecido como o “Tucupi Voador” por causa de sua origem, começou no kart em Belém e em 2018 passou a disputar as provas de automobilismo.

“Este é um título histórico e inédito para o automobilismo do Pará e serve para coroar todos estes anos de muito trabalho e sacrifício para vir de Belém e competir em São Paulo”, afirmou o novo campeão da categoria Máster. “Num ano que ainda tivemos mais dificuldades e desafios, em razão da pandemia, este é um resultado para celebrar com muita alegria.”

Hamilton da Brasilândia é revelação da F-Vee

Martins põe a mão na graxa para pagar preparação do seu carro (F-Vee/Fernando Santos)

Na F-Vee Júnior, onde competem pilotos de 15 a 19 anos, Wallace Martins confirmou o seu favoritismo. Além de levar o título, o garoto da Brasilândia, bairro da Zona Norte de São Paulo, ainda venceu a segunda prova na classificação geral, cruzando a linha de chegada com apenas meio segundo (0s051) de vantagem sobre o francês Guerinaud. Martins levou o título da F-Vee Júnior com 240 pontos e um total de 10 vitórias na categoria. Bruno Barbieri foi o vice, com 144 pontos. João Pedro Maia, campeão paulista em 2019, ficou em terceiro com 80 pontos, tendo disputado apenas duas das oito etapas.

“No ano passado, eu fiquei com o vice da F-Vee Júnior e agora ganhei o campeonato. Agradeço demais o apoio que recebi de toda a equipe e de meus familiares e amigos, que me ajudaram nesta conquista”, afirmou o paulistano da Vila Brasilândia que tem apenas 17 anos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.