O longo caminho de Lucas Mendes rumo ao título na Copa SP Light

Piloto de Cuiabá viajou mais de 3 mil km a cada etapa do torneio

Poucos pilotos entre os quase 300 que participaram da Copa São Paulo Light 2020 percorreram uma distância tão grande rumo a um título quanto Lucas Mendes, campeão da categoria Júnior. Para somar os 68 pontos que o consagraram frente a Henrique Manhani (61) e Cadu Boni (60), o mato-grossense de 14 anos viajou regularmente de Cuiabá para São Paulo, percurso que a cada jornada supera fácil os 3.000 km entre as duas capitais. Seu saldo em milhas aéreas poderia ter sido bem maior, não fosse a circunstância que marcou a temporada, como explica o estudante da escola Porto Gaspar, na capital de Mato Grosso e que o impediu, inclusive, de competir na Europa este ano:

“Um dos momentos mais difíceis de 2020 foi a decretação da pandemia, ocasião em que foram suspensas as corridas e fiquei por 5 meses longe das pistas e sem condições de treinar em Cuiabá. Outro foi o alto nível dos pilotos na competição. No final deu tudo certo e voltamos às pistas conseguindo bons resultados e com o bom desempenho nas etapas finais garantimos nosso título inédito na Copa São Paulo Light de Kart, mais um sonho que realizei.”

Os pais de Lucas Mendes cuidam de sua carreira e são seus maiores apoiadores (Arquivo familiar)

O sonho maior do jovem piloto não surpreende a quem o viu estrear em circuitos de kart indoor em Cuiabá e acompanhou seu progresso em outros campeonatos profissionais no Brasil e no Exterior.  Tantas viagens são parte importante do cotidiano que Lucas escolheu para sua realização profissional:

“Meu pai sempre me colocou para competir nos melhores campeonatos do Brasil e a Copa São Paulo Light de kart representa o que tem de melhor na especialidade. Ela reúne os melhores pilotos em suas disputas e isso ajuda no meu propósito de fazer carreira internacional e alcançar meu objetivo maior que é ser campeão mundial de F-1.”

As vitórias no kart pavimentam seu caminho rumo ao sonho de chegar na F-1 (Divulgação)

O longo caminho para realizar esse projeto continua com as provas finais da temporada 2020 e inclui participar do Open Brasileiro que acontece neste fim de semana no Speed Park, em Birigui (SP); ainda este ano ele está inscrito na etapa final da Copa São Paulo KGV (onde luta pelo título) e vai disputar as categorias Júnior, Codasur Júnior e OK Júnior no Campeonato Brasileiro, em dezembro. Provas na Europa e os principais campeonatos no País estão anotados em sua agendada para 2021. Quem cuida do seu equipamento é a equipe SKM Racing, liderada por Caio Mauro e para manter a engrenagem funcionando Lucas Mendes conta com o apoio da Tube, onde seu pai comercializa as confecções e produtos das marcas Oakley, MCD, Cobra D’agua e Maresia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.