F-1 vive conflito de tempo

Covid-19, mudança no comando, contratos por renovar e calendário impedem definição de planos

Acostumada a ser o padrão de negócios do automobilismo mundial e ditar calendários e regulamentos mundo afora, a F-1 (foto de abertura/McLaren) vive um momento raro: sem as datas definidas para possíveis 23 corridas de 2021 (veja adendo ao pe da coluna) já se comenta até um possível adiamento para 2023 na adoção os pneus de aro 18″. Não bastasse isso, o cenário também é afetado pela mudança de comando no gerenciamento da categoria, algo que pode trazer benefícios diretos ao Brasil, por enquanto fora do calendário do ano que vem.

A exiguidade de espaço em alguns circuitos, entre eles Mônaco, afeta até países vizinhos (Red Bull-Getty Images)

O número cada vez maior de pessoal e volume de carga envolvidos para a realização de um GP demanda cronograma e detalhamento logístico de grandes proporções e que em certos casos abrange mais de uma cidade. Eventos em Spa e Mônaco, por exemplo, chegam a impactar nas cidades vizinhas e até mesmo nos países limítrofes. A corrida de Monte Carlo explora a hotelaria da França e da Itália. Ainda que a atual pandemia tenha afetado o fluxo de turista e espectadores potenciais, a menor oferta de voos e as restrições impostas pelo distanciamento social anulam eventuais excessos na oferta de hotéis, restaurantes e todos os serviços que o circo da categoria demanda a cada etapa. Garantir que essa caravana tenha onde ficar, comer e como se locomover exige planejamento tão intenso quanto complexo.

Chase Carey deixa a F-1 marcada por conquistas e disputa com herdeiros de Ecclestone (Formula1.com)

Faltando quatro etapas para o término da temporada – a primeira delas domingo, na Turquia – e com Chase Carey prestes a deixar o cargo de presidente da empresa Formula 1, a categoria navega em mares agitados. Se Carey conseguiu realizar uma temporada que seus detratores davam como perdida e, de quebra, negociou com sucesso a renovação o acordo de Concórdia (documento reconhecido pelas equipes participantes para regulamentar direitos e deveres das partes envolvidas), igualmente é notório que sua caça às bruxas herdadas da era Ecclestone também marcaram seu mandato. Seu sucessor a partir de 1º de janeiro será Stefano Domenicali, nome mais afeito aos vícios e virtudes desse mundo. O italiano agrega experiência tanto como líder esportivo (herança dos seus tempos na Ferrari) e comercial (há anos comanda a marca Lamborghini, parte do grupo VW).

Stefano Domenicali conhece os vícios e virtudes da categoria e pode mudar ambiente (Lamborghini)

Tal currículo permite esperar que as negociações entre a F-1 e seus principais personagens aconteça de maneira diferente, possivelmente favorecendo a presença do Brasil no calendário. Sabe-se que a não renovação do contrato entre a Liberty e a TV Globo já é pintada com cores sem tons de decisão irredutível e que um novo modelo de negócios estaria sendo estudado; as TVs Cultura e SBT também são consideradas como possíveis canais de divulgação no País. O poderio técnico e comercial da empresa da família Marinho, porém, faz muita diferença nesse processo.

Circuito do Algarve, em Portugal, entrou no calendário 2020 por questões práticas e pode retornar (McLaren)

No plano mais amplo o recrudescimento da pandemia do novo Coronavírus na Europa implica na definição do calendário e na negociação com os promotores locais: sem a garantia de que as arquibancadas poderão ser ocupadas, os valores cobrados pela F-1 tendem a cair, o que implica diretamente na monetização dos direitos de transmissão. Este ano vários promotores europeus negociaram extensões de um ou dois anos nos contratos atuais graças à pandemia, caso da Espanha e da Hungria. Outros países simplesmente cancelaram: Canadá, China, França, Países Baixos, Vietnam e, obviamente, a Austrália, que deveria abrir a temporada. Outros países, como a Turquia e Portugal foram resgatados para contornar os problemas de deslocamentos para fora da Europa e garantir um calendário mais graúdo.

Pneus de aro 13″ poderão ter um ano de vida extra na F-1 (Pirelli)

O aumento para 23 corridas em 2021 e o severo protocolo sanitário adotado pela F-1 geram a necessidade de aumentar o número de pessoas deslocados a cada prova, algo que vai contra a implementação do teto de gastos para a próxima temporada. Tanto quanto a necessidade de criar duas equipes de engenheiros, técnicos e mecânicos para evitar a exaustão de passar praticamente metade do ano fora de casa, a possibilidade de ter algum elemento barrado por contágio cria a necessidade de ter um banco de reservas a cada etapa, o que também aumenta os custos.

Dificuldade de testaros pneus de aro 18″em pista molhada pode adiar a estreia do equipamento (Pirelli)

Com um calendário tão apertado a Pirelli e os projetistas temem que o desenvolvimento dos pneus de aro 18”, previstos para uso em 2022, seja afetado, especialmente pela dificuldade de avaliar o modelo em pista molhada. Por se tratar de um item que determina parâmetros básicos da suspensão esse quadro é tratado com importância muito acima do normal: o projeto de um carro novo é iniciado cerca de 18 meses antes que entre na pista.

Esta manhã, após a publicaçnao da coluna, a Fórmula 1 anunciou o provável calendário de 2021, onde o autódromo de Interlagos aparece como local do GP do Brasil com a ressalva que o evento ainda depende de confirmação. Entenda-se com isso a assinatura de um novo contrato; o GP da Espanha está em situação semelhante. Uma das datas aparece sem local definido e a julgar pela proximidade com o GP da China entende-se que o país a ocupar a vaga seria o Vietnã. As datas do calendário divulgado são as seguintes:
• 21/3 – Austrália (Melbourne)
• 28/3 – Bahrain (Sakhir)
• 11/4 – China (Xangai)
• 25/4 – Data reservada
• 9/5 – Espanha (Barcelona)*
• 23/5 – Mônaco (Mônaco)
• 6/6– Azerbaijão (Baku)
• 13/6 – Canadá (Montreal)
• 27/6– France (Le Castellet)
• 4/7 – Áustria (Spielberg)
• 18/7 July – Reino Unido (Silverstone)
• 1/8– Hungria (Budapeste)
• 29/8 – Bélgica (Spa)
• 5/9 – Países Baixos (Zandvoort)
• 12/9 – Itália (Monza)
• 26/9 – Rússia (Sochi)
• 3/10 – Cingapura (Cingapura)
• 10/10 – Japão (Suzuka)
• 24/10 – EUA (Austin)
• 31/10 – México (Cidade do México)
• 14/11 – Brasil (São Paulo)*
• 28/11 – Arábia Saudita (Jeddah)
• 5/12 – Abu Dhabi (Abu Dhabi)
*Sujeito a assinatura de contrato
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.