Voando com os pés no chão

Museu da Casa Brasileira mostra design aeronáutico
Aerodinâmica e ergonomia, destaques da mostra
Simulador do KC-390 é atração à parte

Reduto cada vez mais importante no universo dedicado à cultura de criação nacional, o Museu da Casa Brasileira (MCB) mostra até o dia 20 de agosto a exposição “Design na Aviação Brasileira” Merecidamente focada na história da Embraer, a manifestação traz também miniaturas e réplicas interessantes, como o primeiro balão de ar quente concebido em 1709 pelo Padre Bartolomeu de Gusmão, a máquina de voar criada pelo genial Leonardo da Vinci e uma réplica na escala 1:2 do Urupema, primeiro planador brasileiro, criado em 1963. Como que a fechar o passeio que engloba os belos edifício e jardim do MCB, um exemplar do A-29 Super Tucano (EMB 314), turboélice de ataque leve e treinamento avançado usado pela FAB e forças aéreas de vários países está exposto ao ar livre.

O motor turboélice do Bandeirante é mostrado em todo seu inteiror (Renato Parada/MCB)

Mais do que máquinas de voar, a exposição criada pelo artista e arquiteto Guto Lacaz tem também espaços dedicados ás máquinas e ferramentas usadas para projetar, construir e testar esses veículos. Entre modelos construídos para ensaios em túnel de vento, um módulo da fuselagem da família E-Jet, que permite enxergar o interior da estrutura de aviões como o E-195 (jato comercial que pode transportar até 130 passageiros) pode-se ver de perto o trem de pouso do EMB-145 (jato comercial para 45 passageiros), um dos modelos mais vendidos da fábrica brasileira.

A maquete do EMB 145 AEW & C, avião de vigilância reconhecimento aéreo (Renato Parada/MCB)

Também pode-se contemplar  vídeos (em um deles Osíres Silva conta sobre a criação da Embraer), um motor turbo-hélice do pioneiro Brasília e equipamentos para estudar o efeito do ar sobre perfis de asa e, logo após a entrada, uma bela exposição de maquetes.

A sala de realidade virtual mostra todo o interior do multimissão KC-390 (Renato Parada/MAB)

A sala reservada para uma visita virtual ao interior do do modelo KC-390, maior avião já fabricado no Brasil e e especificado para ser usado como transporte militar multimissão é sem dúvida uma atração à parte. Com o uso de óculos especiais nessa experiência de realidade virtual é possível enxergar desde os detalhes da cabine de comando até o compartimento de carga carregado com pallets, macas e passageiros. Esta ferramenta é bastante usada na fase de projeto pois permite estudar o projeto sem a necessidade de construção de protótipos físicos, solução que demanda muito tempo para ser construída e tem alto custo.

Serviço:

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano Telefone: (11) 3032-3727. www.mcb.org.br. Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 8 e  R$ 4, gratuito aos finais de semana e feriados. Bicicletário com 40 vagas.. Estacionamento pago no local. Visitas orientadas: (11) 3026.3913 ou agendamento@mcb.org.br www.mcb.org.br

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.