
Williams vaza imagens do novo FW40-Mercedes
McLaren apaga mais rastros de Dennis
Mallya se complica mais

Deixar vazar fotos sem revelar muitos detalhes do que se tenta mostrar é uma tática conhecida e que pode levar a muitas conclusões. No caso da Williams, que esta manhã divulgou imagens do FW 40 – carro que será usado por Felipe Massa e Lance Stroll nesta temporada -, pode-se enxergar uma nova orientação de comunicação. Tradicionalmente, o time de Grove nunca foi afeito a gerar notícias por conta própria e a atitude de hoje pode refletir mudanças na equipe. A apresentação do carro foi confirmada para o dia 25, porém o local permanece em sigilo. Tudo indica que a equipe seguirá o exemplo da Haas, Red Bull e Toro Rosso e mostrará o FW40 ao público no Circuit de Catalunya, em Barcelona.
Veja aqui a lista completa do lançamento dos monopostos que serão usados na temporada de 2017:
20/2: Sauber (Apresentação online)
21/2: Renault (Londres)
22/2: Force India (Silverstone)
23/2: Mercedes (Silverstone)
24/2: Ferrari (Fiorano), McLaren (Woking)
25/2: Williams (A ser anunciado)
26/2: Haas, Red Bull e Toro Rosso (Barcelona)
RECURSOS HUMANOS

O departamento de pessoal de várias equipes esteve bem ocupado esta semana, quando duas contratações, uma dispensa, uma possível extradição e a convocação de um piloto reserva tornaram-se públicas. Surpresa para poucos, James Allison foi confirmado na equipe AMG-Mercedes, onde substituirá Paddy Lowe. Allison começa a trabalhar oficialmente dia 1º de março, após cumprir um período de quarentena compulsório, cumprido após ter deixado a Ferrari no meio da temporada passada. Poucos duvidam que há tempos ele já estaria colaborando com seu novo empregador.

O novo CEP de Lowe (OX12 0DQ) corresponde ao endereço da Williams e é o mesmo que agora será usado pelo sul-africano Dirk de Beer, que a exemplo do seu conterrâneo Rory Byrne, é especializado em aerodinâmica. Com passagens pelo automobilismo dos Estados Unidos e nas equipes Ferrari, Renault e Sauber, de Beer reencontrará em Grove um colega dos seus tempos de estudante no Imperial College – Dave Weather -, e assumirá o posto que há tempos era ocupado por Jason Somerville.

A saga “No more Mr. Dennis” continua gerando novos episódios na McLaren. Esta semana foi a vez de Ekrem Sami , executivo chefe de marketing, deixar o grupo agora controlado por Mansur Ojjeh e o fundo de investimentos do governo barenita, a holding Mumtalakat. Exceção feita a um breve período em que trabalhou na Lotus (1985/1987) Sami esteve ao lado de Ron Dennis desde os tempos do time Project 4. Ele permanece no cargo até março e após seu desligamento vai continuar atuando na área de esportes e entretenimento, agora à frente de sua própria empresa.

O ponto mais complicado de relações profissionais nesta semana diz respeito a um nome bastante controverso: o empresário indiano Vijay Mallya, o líder da equipe Force India. Envolvido em uma série de empresas baseadas na India que faliram ou foram desativadas por problemas legais e tributários, Mallya deixou de se ausentar da Inglaterra no passado recente para evitar riscos à sua liberdade. Segundo o portal indiano DNA, uma corte especial desse país autorizou o uso do Tratado de Assistência Legal entre a India e o Reino Unido para solicitar formalmente sua extradição com base em uma dívida milionária referente à operação da empresa aérea Kingfisher.

Tal qual a situação de Mallya, a convocação do italiano Antonio Giovinazzi para substituir Pascal Wehrlein nos testes de Barcelona não surpreendeu quem acompanha os bastidores da F-1. O alemão, vencedor do campeonato DTM em 2015, acidentou-se durante a disputa da Corrida dos Campeões, disputada em Miami no início do ano; embora tenha saído caminhando após o capotamento em uma disputa com Felipe Massa, uma contusão no pescoço revelou-se mais séria do que inicialmente divulgado. Wehrlein é piloto contratado da Mercedes e cedido à Sauber para formar a dupla de pilotos da equipe suíça com o sueco Marcus Ericsson. Giovinazzi é o piloto reserva da Ferrari, a provedora de motores para a casa de Hinwill.
Faça um comentário