Tiggo 5 tem missão importante

Novo suve da marca sino-brasileira chega para reposicionar Caoa Chery

A história não é nova. Já aconteceu com japoneses e, mais recentemente, com sul-coreanos: os primeiros modelos que chegaram no mercado primavam pelo padrão de qualidade questionável, sem mencionar o estilo altamente discutível. No terceiro capítulo de tal saga, chegou a vez dos chineses e quem sabe o passado jogue a favor e ajude a Caoa Chery a emplacar mais facilmente uma nova linha de produtos mais sofisticados e elegantes. A missão está a cargo dos novos Arrizo 5 sedã e, principalmente, do suve Tiggo 5x.

O Arrizo 5 sedã está no mercado desde o mês passado nas 65 concessionárias da marca em duas versões, RX e RXT, com preço público sugerido de R$ 65.990 e R$ 72.990, na ordem. O sedã tem motor turbo, flex, 1,5-litro de 147/150 cv a 5.500 rpm e torque de 19,4 m·kgf a 4.000 rpm independente do combustível no tanque de 48 litros O câmbio é automático CVT com sete marchas. O sedã é produzido na fábrica ex-Chery, agora Caoa Chery, em Jacareí, SP.

Detalhe do recorte preto no entre eixos inferior do Tiggo 5X deixa a carroceria mais leve e mais agradável.

Já o suve Tiggo 5x é fabricado em Anápolis, GO, e estará no mercado ainda este mês em duas versões, T e TXS, por R$ 86.990 e R$ 96.990, respectivamente, diferença de exatos R$ 10 mil. O motor é o mesmo 1,5-L do sedã Arizzo, mas com torque maior, 21,4 m·kgf  também a 4.000 rpm, só que com gasolina — o torque com álcool não foi informado. O câmbio das duas versões é um robotizado de duas embreagens e seis marchas fabricado pela alemã Getrag, com tração apenas dianteira, e trocas de marcha manuais sequenciais pela alavanca seletora somente. Há operação nos modos Drive e no modo Sport, alternáveis por interruptor no console central.,

Associação benéfica

A Caoa disse estar convencida de que a associação com a Chery foi benéfica para ambas as partes. Consta que durante as clínicas de pesquisa com consumidores, a percepção dos entrevistados com relação aos produtos expostos aumentou na medida em que os carros eram apresentados em três fases: na primeira nenhuma identificação era exibida e uma reação indiferente era notada; essa postura era atenuada ao se descobrir o nome Chery em algum canto da carroceria. Na última era mostrado o emblema-logotipo ‘Caoa Chery’ e nesse instante ficava patente que a marca brasileira, mais conhecida do público, era um catalisador importante para posicionar os modelos como um produto desejável e confiável independente do fato de ser um projeto chinês, ainda que tenha sido feito com consultoria técnica do grupo Jaguar Land Rover.

Apesar das linhas atuais e bom espaço interno do sedã Arrizo (não pergunte a razão, mas os próprios executivos da empresa pronunciam “Arizo”), tudo indica que é o suve Tiggo 5x que carregará o piano nessa sinfonia de aumentar o ritmo de produção da marca das 10.600 unidades previstas para este ano para 38.000 em 2019. A linha dos suves é a que será ampliada em menor espaço de tempo: aos já mais ou menos conhecidos Tiggo 2 e 5 juntar-se-ão o 7 em janeiro próximo e o 8, no segundo semestre do ano que vem (Veja no final entrevista com o com Henrique Sampaio, gerente de marketing e produto da Caoa Chery, que explica o que são esse novos modelos e dá outras informações);

Teto Panorâmico de dimensões generosas enfatiza sensação de amplitude no habitáculo do Tiggo 5 X.

Para garantir que o objetivo seja alcançado, Márcio Alfonso, presidente da  Caoa Chery, disse que o caminho será trabalhar com produtos que agreguem tecnologia, design e qualidade, e que ofereçam uma linha completa de suves que garanta a satisfação dos clientes.

Uma primeira olhada no Tiggo 5x mostra que o discurso é sério e comprometido: o estilo do utilitário esporte é atual, equilibrado e tem acabamento interno condizente, cortesia de revestimentos de qualidade. Suas medidas básicas são 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura, com distância entre eixos de 2.630 mm, conjunto que pesa 1.424 kg em ordem de marcha na versão básica T, o que significa uma relação peso-potência de

Motor 1.5 turbo 16v tem bloco de alumínio e entrega 150 cv de potência e 21,4 mkg-f de torque.

Junta-se a isso uma boa dose de equipamentos de série que incluem seis bolsas infláveis, engates Isofix para bancos infantis e uma necessária dose de programas de assistência à condução.

Na versão Tiggo 5X T as rodas são de aro 17” com pneus 215/60R17) e na TXS, aro 18”  com pneus 225/55R18. Em ambas as versões os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e as suspensões independentes são McPherson na frente e multibraço, atrás.

Blocos ópticos são bem dimensionados e de estilo atual. Para choques traseiros e bem inegrado à carroceria.

O primeiro lote de 500 Tiggos 5x já está nas rodovias que ligam Anápolis, no planalto central, à região Sudeste, principal mercado da Caoa Chery.

Bem dotado de equipamentos

O interior do TXS tem iluminação farta garantida pelo amplo teto solar panorâmico (vidro fixo com 1.018 mm de comprimento por 784 mm de largura), parcialmente isolado por uma cortina de acionamento elétrico. O volante revestido em couro conta com comando do controle de cruzeiro no raio esquerdo e de áudio, no direito; sua regulagem é apenas em altura. O quadro de instrumentos inclui uma tela de 3.5” entre o conta-giros (à direita) e o velocímetro (à esquerda) e outra, central, de 9” e que permite espelhamento de celulares com sistemas Android e IOS, além de exibir a imagem gerada pela câmera de ré.

O  motorista, cujo banco tem regulagem de altura manual (elétrica na versão TXS), tem ao seu dispor outros auxílios de eletrônica de bordo: assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e tração, sistemas de partida sem chave, direção eletroassistida, ar-condicionado eletrônico, saída de climatização para o banco traseiro, e controle da pressão dos pneus. A regulagem elétrica dos retrovisores externos está localizada em local incômodo: parte inferior esquerda do painel, posição que dificulta encontrar a melhor posição dos espelhos pois para ser acionada tira o motorista de sua posição normal de condução. Comandos elétricos dos vidros e travas estão junto ao apoia braço na porta do motorista.

O freio de estacionamento eletromecânico é acionado automaticamente assim que o veículo é desligado e o sistema inclui a função automática nas paradas. O Tiggo 5X tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele será ofertado nas cores branco perolizado e nas metálicas preto, cinza e prata, paleta que não faz jus à proposta outorgada pela fábrica ao veículo. Quem esperar até março poderá optar pela carroceria na cor vermelho metálico.

Iluminação na soleira das portas é bem-inda e herdada de modeos alemães.

Ficou boa impressão dos dois chineses, de bem construídos. Infelizmente a fabricante não proporcionou à imprensa uma experimentação normal, que ficou restrita a rodar na pista de provas no terreno da fábrica de Anápolis. O percurso de três quilômetros foi insuficiente para formar opinião sobre o comportamento dinâmico dos carros. E faltaram dados de desempenho e consumo de combustível. Só no caso do sedã foi possível ver na etiqueta padrão do PBEV aplicada no para-brisa que o consumo é 9,9/6,7 km/l na cidade e 12/8,4 km/l, na estrada. Agora é aguardar um Tiggo 5x e um Arrizo 5 para o teste “no uso” do AE.

Assista ao vídeo:

WG

Fotos: Divulgação

 

FICHA TÉCNICA CHERY TIGGO 5X
MOTOR
Tipo 4-cil. em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 77.4 x 79,52
Cilindrada (cm³) 1.496
Taxa de compressão (:1) 10
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 147/150/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 21,4/n.d./4.000
TRANSMISSÃO
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio robotizado de 6 marchas, dupla embreagem, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª – 4,214; 2ª 2,238; 3ª 1,302; 4ª 1,021; 5ª 0,907; 6ª 0,702; Ré 3.487
Relação de diferencial (:1) 4,158
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
FREIOS
Tipo Hidráulico servoassistido a vácuo, duplo circuito em diagonal, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiros Disco ventilado
Traseiro Disco
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6,5Jx17 (T) ou 7Jx18 (TXS)
Pneus 215/60R17 (T), 225/55R18 (TXS)
CONSTRUÇÃO Monobloco em aço. suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.338
Largura 1.830
Altura 1.645
Distância mínima do solo 150
Distância entre-eixos 2.630
Bitola dianteira/traseira 1.550/1.550
Balanço dianteiro/traseiro 868/820
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.424
Tanque de combustível (L) 57
Porta-malas (SAE/VDA, L)) 340/1.100
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d.
Velocidade máxima (km/h, G;A) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 6ª marcha (km/h) 44,1
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.700
EQUIPAMENTOS TIGGO 5X
T TXS
INTERIOR – CONFORTO/COMODIDADE
Acabamento das portas em couro
Acabamento do teto em tecido
Ajusta de altura do volante de direção
Alavanca de câmbio automático em couro
Alças de teto dianteira (dir) e traseiras
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Ar-condicionado eletrônico manual
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
Comando de rádio no volante
Computador de bordo para motorista com tela de TFT colorida de 4,8″
Console central com porta-copos
Console central com porta-objetos
Console de teto com porta-óculos
Controlador automático de velocidade de cruzeiro
Controle elétrico de vidros com função antiesmagamento
Descansa-braço entre os bancos dianteiros
Descansa-braço entre os bancos traseiros
Entrada dupla para USB
Iluminação no porta-malas
Interruptor na porta do motorista com abertura e fechamento das portas
Interruptores dos vidros iluminados
Luz de aviso de manutenção programada
Luz de leitura dianteira individual e luz ambiente central
Multimídia de 9″ com espelhamento Android e Apple Car Play, Bluetooth e comando de ar-condicionado
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida
Partida por botão com chave presencial
Porta copos/ porta objetos
Retrovisor interno dia/noite
Saída central de ar condicionado para o banco traseiro
Seletor de modo de condução- ECO/SPORT
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de som com 4 alto-falantes
Sistema de som com 6 alto-falantes
Smart Key com controle remoto de abertura/fechamento das portas e porta-malas
Teto solar panorâmico (vidro fixo com cortina de abertura elétrica)
Tomada 12 V no painel central
Travamento das portas a distância (Keyless)
Vidros esverdeados
Volante de 3 raios com revestimento em couro e controles de áudio
INTERIOR – BANCOS
Banco motorista com 6 ajustes elétricos
Banco motorista com 6 ajustes manuais
Banco motorista com regulagem lombar elétrica
Bancos revestidos em couro
Bancos revestidos em tecido
Bancos traseiros rebatíveis (60:40) para 3 pessoas
Encostos de cabeça com regulagem de altura
Encostos de cabeça em todos os bancos
EXTERIOR
Bagageiro no teto sem barras transversais
Defletor traseiro estilizado (Sport) na cor do veículo
Espelhos retrovisores externos com antiembaçante
Faróis com acendimento automático
Faróis com ajuste elétrico de altura
Faróis com temporizador
Faróis de neblina
Faróis de uso diurno e posição em LED
Grade frontal com detalhes em cromado
Lanterna traseira de neblina integrada
Lanternas traseiras e as três luzes de freioem LED
Limpador/lavador elétrico do para-brisa
Limpador/lavador elétrico do vidro traseiro
Luz de cortesia: nas soleiras
Luz de cortesia: no porta malas
Maçanetas externas na cor da carroceria
Moldura na caixa de rodas
Para-choques envolventes na cor da carroceria
Porta-malas com abertura/fechamento automáticos
Rebatimento elétrico dos retrovisores
Retrovisores com aquecimento e controle interno elétrico
Retrovisores externos com repetidoras em LED
Retrovisores externos na cor da carroceria
Saída de escapamento única
ITENS DE SEGURANÇA
ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica daa forçaa de frebagem
Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave
Assistente de partida em aclives
Aviso de cintoa dianteiros desatados
Aviso sonoro para excesso de velocidade
Bolsas infáveis de cortina
Bolsas infláveis frontiaspara motorista e passageiro (obrigatórias)
Bolsas infláveis laterais
Célula de sobrevivência
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis
Coluna da direção retrátil
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix para bancos infantils com fixaç]ão superior
Estepe temporário de emergência – T125/80D15
Freio de estacionamento com acionamento eletrônico
Sistema de monitoramento de pressão nos pneus
Travas de segurança para crianças na porta traseira
Travas elétricas com comando centralizado
Tela central tem generosas proporções: 9″, e permite espelhamento de celular.

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