Brasileiro de Kart: prêmios especiais para 3 categorias

Sprint Race e Formula Academy facilitam acesso ao automobilismo

Prática salutar para auxiliar na renovação de pilotos, vários eventos internacionais dão prêmios a seus vencedores e campeões visando facilitar o progresso de suas carreiras. O Campeonato Brasileiro de Kart, que inicia dia 9 sua 53a edição, vai premiar três campeões e um vice com a chance de participar de provas e treinos, respectivamente, das categorias Sprint Race e Formula Academy Sudamericana. Os campeões das modalidades Graduados e Sênior A vão disputar uma etapa da temporada de Sprint Race e o campeão e o vice da categoria Júnior ganharão um dia de treinos na categoria de monopostos que está prevista para ser disputada este ano. Segundo Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart, esse incentivo reflete o estágio atual do kart brasileiro:

“Estamos vivendo um novo momento no automobilismo nacional onde o kartismo tem atraído as demais modalidades. Ficamos extremamente gratos e satisfeitos com a possibilidade de estarmos formando os campeões das próximas gerações e esperamos proporcionar aos premiados interessantes opções para o desenvolvimento de suas carreiras.”

É a segunda vez que a categoria Sprint Race apoia o Campeonato Brasileiro de Kart. De acordo com o regulamento disponível no site do evento, campeão da Graduado irá correr a primeira prova da rodada dupla e, o campeão da Sênior “A”, irá disputar a segunda prova do fim de semana. A Sprint Race utiliza carros de chassi tubular, motor V6 3.6 com cerca de 270 hp de potência.

O campeão e o vice-campeão da categoria Júnior terão cada um o prêmio extra de um dia de testes no carro oficial da Fórmula Academy Sudamericana, que utiliza monopostos com chassi construído em fibra de carbono e motor Fiat 1.8 e 150 hp. Esta premiação deverá ser utilizada ainda este ano e servirá, sobretudo, como uma experiência única para os pilotos conhecerem a modalidade. O regulamento completo do prêmio está disponível no site da CBA, na sessão de regulamentos do Brasileiro de Kart.

Na Argentina os promotores da F-Renault anualmente convidam jovens kartistas a participar de uma sessão de treinos onde os melhores têm o caminho pavimentado para ingressar em algumas equipes. Nos Estados Unidos a Mazda e a Cooper Tires bancam um programa que envolve três categorias (USF2000, F-Mazda e Indy Lights) num programa que visa levar os mais promissores ao cenário da F-Indy. A Fórmula France, projeto bancado pela Elf nos anos 1960 é tido como o pioneiro nesse tipo de ação e revelou nomes como Jean-Pierre Beltoise, Patrick Depailler e Jean-Pierre Jabouille, entre outros. No Brasil a Seletiva Petrobrás e a Academia Shell Racing são exemplos de programa de incentivo a jovens pilotos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.