Ruas estreitas no caminho de Collet

Brasileiro faz segunda prova do Francês de F-4 no circuito de Pau

O paulista Caio Collet enfrenta desafio inédito em sua carreira no próximo fim de semana: nesse fim de semana ele disputa a segunda etapa do Campeonato Francês de F-4, onde ocupa a quarta colocação, com 38 pontos, oito atrás do líder Ugo De Wilde, da Bélgica. A competição, em três baterias – duas no sábado e uma no domingo -, acontece no estreito e sinuoso traçado de Pau, cidade situada no sudoeste da França, vizinho à região de Roncesvales, conhecida por ser parte do início do Caminho de Santiago de Compostela.

Vista da cidade medieval de Pau, cuja fundação remonta ao Século X (Ville de Pau)

Usado desde o ano de 1933, o circuito de Pau percorre boa parte da região central desta cidade medieval cuja origem remonta ao século X. Situada a 50 km da fronteira da Espanha e próxima do Mediterrâneo, ela fica em um região montanhosa, criando dificuldades ainda maiores que a rival Mônaco.

Luigi Viloresi, com Ferrari 375, venceu o GP de Pau de 1951, prova extra-campeonato (Archeron)

Em sua temporada de estreia na F-3000 o brasileiro Maurício Gugelmin descobriu que o leito carroçável local é bem mais alto que as bordas. Como resultado, ainda nos treinos livres, ao frear no cotovelo sob a ponte próxima à área dos boxes, o assoalho do carro do brasileiro raspou no asfalto e a roda dianteira do lado direito ficou do ar, combinação que resultou num acidente que o impediu de participar da prova.

Maurício Gugelmin disputou a prova de F-3000 de 1987. Em 1986 bateu nos treinos (Arquivo Pessoal)

Caio Collet já está a par dessas peculiaridades do circuito que, em sua versão atual, mede 2,76 km:

“Será minha primeira experiência neste tipo de traçado. A pista é bem estreita e, sem dúvida, uma das maiores dificuldades será ultrapassar. Por isso, temos de trabalhar muito para conseguir uma boa classificação.”

Caio Collet, quarto colocado no campeonato, vai estrear em circuitos de rua com seu Mygale Renault (FGCom)

As atividades para a rodada tripla no circuito de rua de Pau terão início na sexta-feira (dia 11), com um treino livre e o classificatório. No sábado (12), acontecem duas corridas (5h00 e 12h20 de Brasília), com o encerramento da rodada no domingo (13), com a terceira prova às 5h10 (de Brasília). Cada corrida terá 20 minutos de disputa e mais uma volta. Um treino classificatório define o grid da corrida 1 (volta mais rápida) e da corrida 3 (segunda melhor volta na tomada). A corrida 2 tem o seu grid formado pela posição de chegada na corrida 1, com os 10 primeiros invertidos.

Preparação da primeira curva do circuito, logo após a largada, os carros viram à direita (Ville de Pau)

Veja os 10 primeiros no campeonato:

1) Ugo de Wilde,Bélgica, 46 pontos;
2) Adam Eteki, França, 45
3) Théo Pourchaire, França, 40
4) Caio Collet, Brasil, 38
5) Arthur Leclèrc, Mônaco, 31
6) Ulysse De Pauw, Bélgica, 22
7) Pierre-Louis Chovet, França, 14
8) O’Neill Muth, França, 9
9) Matéo Herrero, França, 8
10) Stuart Whitem, França, 6

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.